A escrita chinesa é uma das mais antigas e mais utilizadas do mundo. A invenção da escrita chinesa promoveu o desenvolvimento da cultura chinesa e influenciou o desenvolvimento da cultura mundial.
Nas milenares ruínas de Banbo foram encontrados sinais de 50 tipos de escrita chinesa. Eles eram ordenados e padronizados, contando assim com características de hieróglifos(é cada um dos sinais da escrita de antigas civilizações, tais como os egípcios, os hititas, e os maias. Também se aplica, a qualquer escrita de difícil interpretação, ou que seja enigmática).Para especialistas, tais sinais foram brotos da escrita chinesa.
A escrita chinesa foi sistematizada no século 16 a.C durante a Dinastia Shang(começa em 1766 a.C. e termina em 1122 a.C.Empreendendo esta nova dinastia, onde se inicia o comércio e a olaria. São inventados o arco e flecha, o calendário chinês e se aperfeiçoa a escrita.A agricultura era a principal atividade da economia chinesa antiga. Por isso, os dois grupos principais da sociedade estavam ligados à terra: os camponeses e os nobres.). Os registros históricos comprovam que no início desta dinastia a civilização chinesa já se encontrava num estágio muito avançado, o que se vê pelo surgimento da inscrições em ossos ou carapaças de tartaruga. Na Dinastia Shang, os ossos e carapaças de tartaruga eram muito utilizados em rituais religiosos. O imperador, por exemplo, as utilizava em sessões voltadas às predições sobre o futuro. Os traços e sinais dos ossos e carapaças eram interpretados como prenúncios da sorte ou do azar. Umas peças foram arquivadas por que seus sinais foram identificados com algum evento ou acontecimento.
A China possui um acervo ritualístico com mais de 160 mil peças. Poucas, no entanto, sobreviveram intactas ao tempo. Algumas portam 4.000 caracteres de todo tipo de escrita chinesa, dos quais, mais de 3.000 já foram comprovados por arqueólogos. Mas, apenas mais de mil foram decifradas por especialistas. A maioria registra passagens da vida política, econômica e cultural da dinastia Shang. Depois das inscrições em ossos e carapaças de tartaruga, a escrita chinesa evoluiu para as peças em cobre ou outros materiais.
O processo de evolução da escrita chinesa, depois de várias fases e formas, finalmente fixou os traços fundamentais, tais como traços horizontais, vertical, inclinado... A escrita regular, ou letras de molde tornaram-se o padrão da escrita chinesa.
A escrita chinesa se base em hieróglifos, contando com mais de dez mil caracteres, porém, dos quais, mais de 3 mil são mais usados que se formam palavras e frases bem diversificadas
A escrita chinesa exerceu profundas influências aos países vizinhos. Segundo registros, as escritas do Japão, Vietnã e Coréia foram desenvolvidas na base da escrita chinesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário