A espécie humana surgiu entre 30 mil e 10 mil anos atrás. Entre 10 mil e 6.500 anos atrás, os seres humanos começaram a se estabelecer em determinadas regiões do Oriente Médio, tais como: Palestina, Egito, Mesopotâmia. Os grupamentos sociais humanos pré-históricos operaram uma transição importante nessa época. Passaram, gradualmente, de grupos “caçadores e coletores” para grupos “agricultores e pastores”. O nomadismo foi substituído pelo sedentarismo e, por volta de 6.500 anos atrás, os grupamentos humanos já se encontravam situados em territórios específicos, principalmente nas regiões citadas acima.
No período em que os grupamentos humanos começaram a habitar um mesmo território de forma perene, iniciou-se seu processo de enraizamento à terra habitada, onde se trabalhava coletivamente para o seu cultivo, surgindo então, as condições necessárias para o advento da escrita.
Embora a escrita seja vista por diversos autores como uma forma de melhoria na transmissão da informação, ou seja, um avanço no processo comunicativo dos seres humanos, fortes indícios existem de que a motivação principal que levou os seres humanos ao registro da informação em suporte materiais foram fatores econômicos.
Muitos povos, como veremos a seguir, foram importantes no que diz respeito ao início da cultura letrada.
O aparecimento e desenvolvimento da escrita for a de grande importância e amplamente utilizado para o registro de mitos, lendas, poesias e administração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário